domingo, 29 de dezembro de 2013

O Magic em 2013 para mim


O Magic em 2013 para mim foi assim...


Durante 2013 não joguei nenhum jogo de Magic the Gathering no entanto isso não quer dizer que me tenha desligado completamente do jogo.

Na verdade continuei a comprar e vender cartas online pelo que ainda me posso chamar de um investidor de Magic.


Uma das coisas engraçadas neste jogo é que as cartas têm valor. Umas muito pouco outras muito e este valor está em constante mudança devido à oferta e procura dos jogadores.

Graças ao site Magic Card Market tem sido possível aos jogadores um acesso direto a um verdadeiro mercado europeu de cartas de Magic em que cada jogador pode comprar e vender as suas cartas. Ao mesmo tempo descobrir o real valor das suas cartas.


No passado os jogadores procuravam o valor das cartas em listagens que vinham em revistas da especialidade. Lembro-me que por vezes era muito dificil trocar cartas se estas tivessem acabado de sair porque ainda não estavam "valorizadas" pela revista. Estes valores apenas eram uma especie de média dos valores a que as lojas na América as vendiam e embora não correspondessem ao valor real devido ao lucro subjacente dessas lojas eram indicadores que serviam o seu proposito para o efeito de troca.

Valorização rápida

Mas hoje em dia é tudo um pouco mais fácil de o comprador e o vendedor acertarem o preço, se bem que a procura de lucro e tratar este jogo como investimento não seja fácil.
As cartas estão sujeitas à procura e à oferta e quando há procura o preço dessa carta dispara e quase nunca sabemos onde vai parar pois isso apenas depende de quanto a oferta ajusta o preço.







Desvalorização constante
Por outro lado para quem compra tem um dilema quando deixa de precisar de uma carta valiosa com a qual não joga... Guardar ou vender? Existem cartas recentes que desvalorizam muito depressa mal deixam de estar na moda, e outras que ganham uma nova vida e continuam a valorizar, outras ainda raramente desvalorizam e são uma espécie de porto seguro que devido à contante diferença (embora pequena) entre oferta e procura servem de valor "garantido".









Não existe valorização



Mas ultimamente estou inclinado a investir em produto selado que tem uma valorização muito lenta mas mais segura do que abrir os boosters e tentar vender o que lá se encontra sem saber se teremos lucro ou  prejuízo.









Espero escrever um artigo sobre Magic de tempos a tempos, especialente se encontrar alguma boa oportunidade de valorização. Boa sorte a todos aos jogadores!

Em nota final e sobre este blog: Ele terá outros temas sem ser só o Magic, aliás nem deverá ser o tema principal. No meu método de escrita vou escrevendo vários mini-artigos e quando um deles está mais avançado coloco-o no blog.

Entretanto desejo um feliz 2014 a todos com tudo o que desejam!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário