sábado, 1 de fevereiro de 2014

Os mini-Lobos do telemarketing


Não sei se vos acontece mas a mim chateia-me muito ser incomodado com vendas por telemarketing.
Não me lembro de uma unica vez que alguém me tenha telefonado para aderir ou subscrever ou comprar ou sei lá o que chamam hoje, um serviço e que eu tenha dito: -"Ora aí está algo que me faz falta e que realmente preciso".

Já me chegaram a ligar operadores de telemarketing com aquele distinto sotaque indiano para me venderem "unique business investment oportunities" ... pois... será que ainda há gente que cai nisto?


Cada vez que me ligam a vender um cartão de crédito ou outro serviço qualquer com uma daqueles métodos de venda agressiva só penso em alguém sem escrúpulos nenhuns do outro lado, capaz de vender a própria avó para conseguir mais uma venda.



À dias foi ver o Lobo de Wall Street, que aliás recomendo a todos, é uma comédia visceral que retrata um mundo absolutamente sem regras em que o único objetivo era retirar o máximo de dinheiro dos clientes de qualquer e toda a forma possível. Apesar de ao inicio podermos pensar que o filme retrata uma época isso não é bem verdade pois o que retrata é a impunidade de atividades supostamente legais que começaram nessa altura e têm sido reinventadas até hoje.
Numa cena do filme, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) ensina os seus primeiros vendedores a conseguir um cliente através de uma cold-call em alta-voz que durante toda a chamada vai realizando gestos como o "dedo do meio" de cada vez que consegue evoluir no processo de decisão do cliente-vitima.
Depois de ver este filme acho mesmo que é o que qualquer operador do outro lado pensa sobre o cliente...




Felizmente li que operador de telemarketing é uma das dez profissões a morrer depressa de acordo com este artigo.

Acho que já disse muita coisa a esta gente das vendas agressivas, mas por vezes lembro-me de uma nova linha para lidar com eles e dar a volta ao jogo da venda. Dizer que não, não chega e esta gente tem por vezes o dom de irritar uma pessoa com a sua insistência.
A minha forma preferida de mandá-los passear é perguntar se podem esperar um pouco que estou só a acabar uma coisa... depois deixá-los esperar e ver quanto tempo duram até desistir... alguns até passam dos dez minutos. 

Se alguém tem uma boa resposta para dar aos operadores de telemarketing que se lembre coloque aí nos comentários.

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