domingo, 27 de abril de 2014

O escudo está de volta!

Em 2002 dissemos adeus ao escudo e começamos a transacionar em euros.
Desde esse ano muita coisa aconteceu tanto de bem como de mal graças a esta nova moeda.




Mas o mundo e Portugal podem estar à beira de uma nova mudança.
Uma mudança criada por um conjunto novo de moedas que não são regidas pelos estados e decisões de cúpula mas por elas próprias.

O Bitcoin foi lançado em 2009 para evitar a intermediação e por vezes mau uso das que as agências bancárias dão ao nosso dinheiro quando na sua posse.
Existem muitas outras vantagens nesta nova moeda, visto que por exemplo não é possível inflacioná-la como um governo o faria imprimindo mais e mais moeda.
As transações com bitcoins são muito rápidas e podem ser feitas ultrapassando fronteiras, taxas e câmbios.




Mas o sucesso tem sempre outro lado...
Apesar de o numero total de bitcoins novas estar pré-definido isso não quer dizer que esta moeda seja impermeável à especulação ou até a simples oferta e procura não possam criar flutuações muito altas do seu valor.
Na realidade qualquer moeda só é tão forte quanto o volume total que a mesma representa, ou seja o total de euros impressos tem uma equivalência constante em "valor" perante outras moedas ou bens, mas se mais euros forem impressos e não existir um aumento de "valor" total então cada euro individualmente valerá menos. Da mesma forma é mais difícil especular uma moeda forte porque é preciso muito dinheiro para modificar o seu "valor".

O bitcoin embora tenha um bom principio também perde por não ser uma moeda forte visto que a totalidade de bitcoins no mundo neste momento vale 4250 M€ o que não chega a 3% do PIB Português, por isso uma compra massiva como sucedeu o ano passado fez crescer o valor da cryptomoeda de 13$USD no inicio de 2013 até mais do que 1.000$USD em Novembro.

E já que o bitcoin teve tanto sucesso porque não fazer o que faz com tudo o que tem sucesso nestes tempos?
-Copiar!

Pois é! Nos últimos tempos foram criadas tantas novas cryptomoedas que já são quase impossíveis de enumerar por isso aqui fica este mapa com as moedas com mais volume transacionado nos últimos tempos:





Agora a nova onda são as cryptomedas "nacionais". E estão a crescer tentando ligar algum nacionalismo à ideia inicial do Bitcoin. Portugal não é excepção e este mês foi lançado o CryptoEscudo (CESC).




E a melhor noticia é que cada português tem direito a receber 15 CESC de borla!
Basta para isso seguir as instruções no site oficial da moeda crypoescudo.org

Infelizmente por ser uma cryptomoeda nova ainda não tem muita procura e a oferta é algo abundante, pelo que 1EUR é mais ou menos igual a 10.000 CESC.

Mas isso não é motivo para que esta nova moeda não seja acarinhada e valorizada para terem uma ideia no inicio o Bitcoin, 10.000 BTC (BTC=1 Bitcoin) eram usadas para comprar uma pizza.

Neste momento é possível trocar Bitcoins e Litecoins por CryptoEscudos pois já existe um mercado cambial com estas cryptomoedas, e seguramente o Euro possa vir a ser também transacionado quando existir interesse em aceitar esta nova moeda para pagar por bens ou serviços em Portugal.

Por isso não é nada má ideia pedirem os cryptoescudos a que têm por direito e até mesmo procurar formas de os usarem. Porque não?

Sem comentários:

Enviar um comentário