quarta-feira, 12 de novembro de 2014

"Pequeno" resumo em duas partes (Parte I)


Olá a todos e desde já as minhas desculpas por demorar tanto tempo para escrever por aqui.

Estive com este blog parado por algum tempo porque tive várias coisas para modificar tanto na minha vida profissional como pessoal. Foram uns meses de reorganização e batalhas pessoais que tinham de acontecer.

Mas agora vou tentar realizar um resumos dos últimos meses.

Primeira parte até meados de Agosto:

Até meados de Agosto realizei uma boa recuperação, não só saí do vermelho como me coloquei em boa posição para atingir um lucro razoável admitindo que consigo manter esta curva ascendente.




Valores: +2k$ em banca
ROI%: Estes resultados têm um ROI médio de 3,1% que já incluem aqueles dois maus meses no primeiro trimestre.


Com estes resultados como estes e admitindo até uma subida de buy-in máximo estava em boas condições para conduzir 2014 para bom rumo.
Fiz uma extrapolação dos meus resultados se conseguisse manter estes resultados qual seria o resultado no final do ano:



Por vezes é um pouco frustrante não acertar logo com os resultados que queremos, e quando as coisas correm bem só queremos que continuem sempre igual até ao final do ano.

Mas depois de alguma auto-análise eu vejo isto como se estivesse numa autoestrada onde o meu carro tem uma velocidade máxima e se tentar levá-lo para além das suas capacidades algo vai correr mal. Então a melhor forma de olhar para os meus resultados é pensar que em todas as estações de serviço eu estou a parar o meu carro para lhe realizar um upgrade, ora é um melhor motor, suspensão, etc... tudo que me permita ter um bólide perfeitamente afinado e capaz de percorrer toda a autoestrada sem problemas.


É claro que o meu jogo (ou carro de corrida) ainda não está afinado, tem problemas, problemas que à medida que ando mais depressa vou encontrando.

Então é preciso parar mudar coisas e voltar a acelerar e tentar perceber se o primeiro problema não só está resolvido como quanto agora consigo dar e produzir com a nova configuração...
Penso que jogar para atingir resultados sem tentar melhorar o meu jogo é errado pois vou acabar por sofrer muito mais, se nunca me adaptar e ficar com a mentalidade do "eu sou bom logo não tenho de mudar nada".

Sim as coisas podem correr muito bem durante algum tempo mas se existirem problemas garanto que eles vão aparecer.

Outras coisas que aconteceram:

Também fui à festa que a PokerStars fez em Lisboa, com muita comida, bebida e animação à discrição. Deu para falar um bocado, festejar e tirar umas fotos engraçadas... sei lá!
É um dia em que se juntam muitos com um hobby/profissão em comum para festejar, falar, conhecer e de certa forma respirar algum poker.


Comprei uma Nespresso, chega de café da esquina que num dia está bom e no outro não... provavelmente uma verdadeira decisão não só lucrativa para a carteira como para o bem estar... nada melhor que um café acabado de fazer, com espuma, sem borra e sempre à temperatura certa. Um café quando não está em condições simplesmente não é a mesma coisa...
Só é preciso ter cuidado para não começar a beber mais do que o meu normal.

Tinha mais para dizer mas fica para o próximo post, que este já está longo.

No próxima parte vou revelar se consegui manter estes resultados e onde estou agora.

domingo, 27 de abril de 2014

O escudo está de volta!

Em 2002 dissemos adeus ao escudo e começamos a transacionar em euros.
Desde esse ano muita coisa aconteceu tanto de bem como de mal graças a esta nova moeda.




Mas o mundo e Portugal podem estar à beira de uma nova mudança.
Uma mudança criada por um conjunto novo de moedas que não são regidas pelos estados e decisões de cúpula mas por elas próprias.

O Bitcoin foi lançado em 2009 para evitar a intermediação e por vezes mau uso das que as agências bancárias dão ao nosso dinheiro quando na sua posse.
Existem muitas outras vantagens nesta nova moeda, visto que por exemplo não é possível inflacioná-la como um governo o faria imprimindo mais e mais moeda.
As transações com bitcoins são muito rápidas e podem ser feitas ultrapassando fronteiras, taxas e câmbios.




Mas o sucesso tem sempre outro lado...
Apesar de o numero total de bitcoins novas estar pré-definido isso não quer dizer que esta moeda seja impermeável à especulação ou até a simples oferta e procura não possam criar flutuações muito altas do seu valor.
Na realidade qualquer moeda só é tão forte quanto o volume total que a mesma representa, ou seja o total de euros impressos tem uma equivalência constante em "valor" perante outras moedas ou bens, mas se mais euros forem impressos e não existir um aumento de "valor" total então cada euro individualmente valerá menos. Da mesma forma é mais difícil especular uma moeda forte porque é preciso muito dinheiro para modificar o seu "valor".

O bitcoin embora tenha um bom principio também perde por não ser uma moeda forte visto que a totalidade de bitcoins no mundo neste momento vale 4250 M€ o que não chega a 3% do PIB Português, por isso uma compra massiva como sucedeu o ano passado fez crescer o valor da cryptomoeda de 13$USD no inicio de 2013 até mais do que 1.000$USD em Novembro.

E já que o bitcoin teve tanto sucesso porque não fazer o que faz com tudo o que tem sucesso nestes tempos?
-Copiar!

Pois é! Nos últimos tempos foram criadas tantas novas cryptomoedas que já são quase impossíveis de enumerar por isso aqui fica este mapa com as moedas com mais volume transacionado nos últimos tempos:





Agora a nova onda são as cryptomedas "nacionais". E estão a crescer tentando ligar algum nacionalismo à ideia inicial do Bitcoin. Portugal não é excepção e este mês foi lançado o CryptoEscudo (CESC).




E a melhor noticia é que cada português tem direito a receber 15 CESC de borla!
Basta para isso seguir as instruções no site oficial da moeda crypoescudo.org

Infelizmente por ser uma cryptomoeda nova ainda não tem muita procura e a oferta é algo abundante, pelo que 1EUR é mais ou menos igual a 10.000 CESC.

Mas isso não é motivo para que esta nova moeda não seja acarinhada e valorizada para terem uma ideia no inicio o Bitcoin, 10.000 BTC (BTC=1 Bitcoin) eram usadas para comprar uma pizza.

Neste momento é possível trocar Bitcoins e Litecoins por CryptoEscudos pois já existe um mercado cambial com estas cryptomoedas, e seguramente o Euro possa vir a ser também transacionado quando existir interesse em aceitar esta nova moeda para pagar por bens ou serviços em Portugal.

Por isso não é nada má ideia pedirem os cryptoescudos a que têm por direito e até mesmo procurar formas de os usarem. Porque não?

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Balanço do 1º Trimeste e uns trocos...


Neste ano de 2014 estou a mudar muita coisa e a aprender também no meu jogo de poker, pelo que ter meses negativos ou fracos não é de estranhar. O mais difícil do meu ponto de vista é por um lado saber isso e por outro querer que os resultados apareçam de forma regular...

Janeiro:


Em Janeiro não tive muito preocupado com realizar muitos jogos, queria principalmente transformar o meu capital inicial de T$ (T$ é dinheiro que apenas pode ser usado em torneios e não pode ser levantado) que tinha na Partypoker, fruto do ano anterior, em dinheiro real e principalmente não perder valor.
Até correu bem, aproveitei para reduzir o numero de mesas que estava a jogar e prestar mais atenção ao meu jogo e ao dos jogadores que me rodeavam.
No dia 22-Jan fiz cashout e mudei-me para a PokerStars.
No inicio até não correu muito mal, ao principio sentia falta de algumas funções do software da Partypoker, mas ao mesmo tempo também gostei bastante de outras capacidades oferecidas pela PokerStars.
Infelizmente não fui ganhando, mas também não estava à espera disso no imediato e apenas queria perceber como era a estrutura dos SitnGo's para começar a partir pedra em Fevereiro e Março.
Lucro em Janeiro: 134,20$.
Sim é pouco! Mas com pouco volume de jogo, resultados inconstantes e algum "tilt" à mistura, ser positivo já foi bom!

Fevereiro:

Comecei Fevereiro cheio de vontade de colocar volume na PokerStars. Mas o meu jogo começou a ressentir-se e com uns ganhos aqui perdas ali acabei o mês a perder -405,52$.
Comecei a procurar motivos para as perdas, embora ainda não fosse nada de estranhar estar a perder este valor, já que estava a jogar quase exclusivamente Sitngo's de 15$ pelo que perder esse valor pode ter sido apenas devido a 2-3 dias de perdas no mês, e nenhum dia de ganhos grandes para compensar os dias de perdas.

Março:

Ou vai ou racha !!! Engraçado quando dizemos isto até parece que o nosso subconsciente nos está a enganar...

Motivado e a pensar positivamente comecei logo a perder! E nos primeiros dias já tinham voado mais duzentos dólares e quando cheguei ao fim da primeira quinzena mais do que 600$ e o mês ainda ia a meio...

Estava na altura de mudar de plano, havia algo que eu estava a fazer mal !

Dos jogadores à minha volta havia alguns bons e alguns fracos outros mais ou menos. Mas apesar de eu os conseguir identificar e adaptar o meu jogo mesmo assim perdia.
Tinha de haver algo que eu estava a fazer de forma constante que me prejudicava muito.
Durante a segunda quinzena do mês tive de consultar um "poker coach". Alguém que me pudesse ajudar a identificar o que estava a fazer de mal, corrigir os meus defeitos e permitir sair destas águas turbulentas rumo um caminho melhor e mais lucrativo.

Acabei o mês a perder -634,26$, mas durante a segunda quinzena percebi coisas que estava a fazer menos bem e que não estavam a resultar. Tive de mudar a forma de jogar mas como já estava aberto a essa mudança não custou muito fazê-la.
Acho que a pior coisa que um jogador de poker pode fazer é elevar a sua auto-confiança no seu jogo tão alto que a certa altura ache que a sua forma de jogar é a unica correta!

Nos últimos quinze dias até ganhei uns trocos e isso foi o bastante para me motivar, explorar e estudar mais os pontos que tinha de alterar.

A aprendizagem não é algo imediato. Se alguém que sabe mais do que nós nos ensina algo, primeiro vamos testar a ideia dele e ao funcionar integrá-la cada vez mais no nosso jogo.
Depois é tentar melhorar até à perfeição ou até que deixe de funcionar ou surja uma melhor.

Inicio de Abril:

Normalmente não escreveria este paragrafo para um balanço do trimestre mas acho que ele é pertinente pois 15 dias no final de Março sem perdas não querem dizer muita coisa...

Nos primeiros 13 dias de Abril já recuperei quase todo o prejuízo de Março e em ambos os Domingos ganhei mais do que 300$ em cada um deles, por outro lado estou muito mais motivado ao ver os gráficos a puxarem para o positivo por isso deixo-vos aqui alguns deles.

Resultados na PokerStars desde o inicio do ano com uma nota sobre os resultados pós-coaching



Resultados na Partypoker desde o inicio do ano:



Pequeno resumo como sai do Sharkscope:



Nota cultural para rematar:

Para quem ainda não viu a exposição do meu amigo Emanuel Sousa a mesma ainda está na Galeria Jorge Shirley, podem verificar o seu trabalho no facebook (clicar aqui).
Gostei muito de ver os retratos que ele faz e efetivamente ver um quadro ao vivo tem uma luz diferente e uma vida própria do que vê-lo num ecrã de computador.

Muito obrigado por lerem e espero trazer boas noticias lá para o final do mês relativamente aos meus resultados.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Workstation Setup

Olá a todos (ou pelo menos à quase meia centena que lê isto)!

Antes de mais, peço desculpa por demorar tanto tempo para voltar a escrever, mas efetivamente tempo é algo que não tem abundado por estas partes.

Primeiro um pequeno update quanto ao meu ultimo post
-A aplicação para Android de que falei já não se encontra na Play Store para novos utilizadores, em virtude do Infarmed ter ordenado que a mesma fosse retirada.
-As boas noticias é que o próprio Infarmed já disponibilizou uma aplicação para Iphone e também para Android que faz mais ou menos o mesmo, é uma questão de ir experimentar aqui (eu ainda não instalei mas penso que faz mais ou menos o mesmo)


Agora sobre o que vou falar hoje...





O meu setup! Esta foto já tem alguns meses mas não mudou muito...

É um computador simples com dois ecrãs e fonte de alimentação para pequenas faltas de corrente de 30 min ou talvez um pouco mais, na verdade ainda não testei quanto tempo aguenta mas pelo menos 30 minutos deve dar...
Ecrã 1 - 22"
Ecrã 2 - 19"

Isto é bom pois posso passar uma janela do ecrã maior para o mais pequeno e o que tiver dentro dessa janela fica logo maior pois o segundo ecrã trabalha com uma resolução inferior.

Depois tenho ali aquele portátil com Linux Mint instalado que tenho usado quando não quero estar a ligar a máquina apenas para ver o mail, aceder ao facebook, usar o GIMP para editar alguma imagem ou mesmo por algum programa em java que eu queira a correr para analisar as Hand Histories do poker. O arranque é mais rápido e económico.

Costumo também ter um stress toy sempre na mesa, embora estes vão sendo reciclados à medida que morrem...
Aquele dinossauro já faleceu devido a uma ferida exposta no pescoço e começou a expelir o recheio... :)


Entretanto por trás, tenho uma pequena solução de arrumação para me ver livre dos cabos e fios pendurados.




Comprei dois porta gravatas à venda no Leroy Merlin e fixei à proteção traseira da secretária, o bom destes suportes é que são largos o suficiente para poder incluir os transformadores e ainda uma extensão, bem como poder prender qualquer fio e direcioná-lo em qualquer sentido.

Mas, recentemente tive uma falha de internet cá em casa durante duas horas e descobri, enquanto corria como uma barata tonta de um lado para o outro, que não estava protegido como pensava.
Tinha uma pen da ZON para aceder à net que na minha cabeça era o backup caso a ligação se perdesse.
Infelizmente numa atualização de contrato a mesma deixou de funcionar e já não me lembrava. Então após 1 hora e meia a pensar como ia resolver o assunto lembrei-me que o meu telemóvel android pode servir de PA (Ponto de acesso) Wifi,  simplesmente ligando o acesso a dados e a função PA Wifi.
Infelizmente de nada servia naquele momento de aflição pois este computador não recebe os dados por Wifi, mas já comprei um pequeno adaptador USB Nano Wifi que custou menos de 5 euros e que em caso de catástrofe da internet posso usar para me ligar através das redes de dados de telemóvel.

Muito obrigado por lerem! Se tiverem alguma duvida, sugestão ou conselho estejam à vontade de os escrevem.


Um abraço!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Aplicação Android Orkos


Quando era novo lembrava-me de ir à peixaria, ao talho e à frutaria e existir ou método de venda engraçado, com muitos pregões e uma constante tentativa de ligação entre o dono ou dona da banca e o possível cliente apelando à venda mas sempre com certeza da qualidade que era vendida. Hoje ainda gosto de passear por um mercado de fruta ou de peixe embora nos tempos recentes estes não tenham o mesmo fulgor de outros tempos.




Mais tarde, fruto da necessidade, e da fraca capacidade dos comerciantes começou um outro tipo de venda, os comerciantes começaram a insistir e apregoar a qualidade dos seus artigos (como antigamente) mas agora com preços baixos, claro que o cliente só encontrava o problema em casa ou mesmo já no prato. Isto levou a muitos clientes mudarem para as grandes superfícies, já que a qualidade era igual e inferior em todo o lado então compravam onde era mais barato.
Também vi em tempos recentes, embora seja mais raro, e fruto de um passado um pouco longínquo a venda "conforme a cara do cliente", se o cliente tivesse ar de rico pagaria mais caro que outro com aparentemente menos posses. Isto é claro era abusivo e só acabou quando foi imposta a obrigação do preço de venda à vista.
Infelizmente estas ultimas duas práticas foram motivo de desconfiança e em parte levaram ao colapso do comercio tradicional de produtos perecíveis.




Mas agora vi algo novo que ainda não tinha visto. O mesmo tipo de pratica de um qualquer talho manhoso mas desta vez numa farmácia!
Os medicamentos nos últimos tempos têm  sofrido muitas alterações de legislação e a margem das farmácias sofreram com isso.

Certo dia ao me dirigir à farmácia para comprar um medicamento pelo principio ativo (como se faz agora) recebo a resposta de um valor 5 vezes superior ao normal !!
Ao perguntar se não tinha outro mais barato responderam que não, e ainda, com resposta de surpresa (falsa) como se o preço que lhe disse e que estava habituado a pagar fosse impossível.
Ainda outra vez ao perguntar pelo mesmo medicamento apenas me responderam que não tinham esse e encolhendo os ombros novamente indicaram um muito mais caro. Novamente foi preciso insistir para conseguir o medicamento com um preço bom.


Ora agora na ultima vez, fui munido de algo novo: Uma aplicação para o meu Android: a Orkos Medicamentos.


 ORKOS Medicamentos


Quando recebi a resposta "normal" do -"Não tenho esse", saquei do telemóvel e perguntei:
-"Ai não?"...
-"E então este tem?"
-"Ou este outro?"


Finalmente a farmacêutica teve de me informar dos que tinha e não tinha e escolhi um.

Ora isto tudo acontece por um motivo simples. Falta de dinheiro em caixa! Se a farmácia vender um medicamento de 9 euros entra esse valor e não apenas 2 ou 3 euros.
A margem bruta que fica também será maior. E o cliente não vai gastar três embalagens só porque é mais barato... Se apenas tomar um comprimido por dia só voltará à farmácia quando precisar de mais, 1-2 meses depois.


Aconselho a todos a usar aplicações de base de dados de medicamentos nos vossos smartphones, o governo até lançou uma à pouco para iphone.

Podem nesta que falei fazer um scan ao código de barras do medicamento que usam, e ficam logo a saber se existem outras marcas ou não e qual o seu preço. Podem ainda guardar os vossos medicamentos "favoritos" para referência futura.
No caso da aplicação Orkos o preço dos medicamentos está algo desfazado do preço real mas o diferencial entre os medicamentos da mesma categoria mantêm-se.

E ainda não disse o melhor! É grátis!!

Obrigado por lerem, todos os comentários são bem-vindos.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Os mini-Lobos do telemarketing


Não sei se vos acontece mas a mim chateia-me muito ser incomodado com vendas por telemarketing.
Não me lembro de uma unica vez que alguém me tenha telefonado para aderir ou subscrever ou comprar ou sei lá o que chamam hoje, um serviço e que eu tenha dito: -"Ora aí está algo que me faz falta e que realmente preciso".

Já me chegaram a ligar operadores de telemarketing com aquele distinto sotaque indiano para me venderem "unique business investment oportunities" ... pois... será que ainda há gente que cai nisto?


Cada vez que me ligam a vender um cartão de crédito ou outro serviço qualquer com uma daqueles métodos de venda agressiva só penso em alguém sem escrúpulos nenhuns do outro lado, capaz de vender a própria avó para conseguir mais uma venda.



À dias foi ver o Lobo de Wall Street, que aliás recomendo a todos, é uma comédia visceral que retrata um mundo absolutamente sem regras em que o único objetivo era retirar o máximo de dinheiro dos clientes de qualquer e toda a forma possível. Apesar de ao inicio podermos pensar que o filme retrata uma época isso não é bem verdade pois o que retrata é a impunidade de atividades supostamente legais que começaram nessa altura e têm sido reinventadas até hoje.
Numa cena do filme, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) ensina os seus primeiros vendedores a conseguir um cliente através de uma cold-call em alta-voz que durante toda a chamada vai realizando gestos como o "dedo do meio" de cada vez que consegue evoluir no processo de decisão do cliente-vitima.
Depois de ver este filme acho mesmo que é o que qualquer operador do outro lado pensa sobre o cliente...




Felizmente li que operador de telemarketing é uma das dez profissões a morrer depressa de acordo com este artigo.

Acho que já disse muita coisa a esta gente das vendas agressivas, mas por vezes lembro-me de uma nova linha para lidar com eles e dar a volta ao jogo da venda. Dizer que não, não chega e esta gente tem por vezes o dom de irritar uma pessoa com a sua insistência.
A minha forma preferida de mandá-los passear é perguntar se podem esperar um pouco que estou só a acabar uma coisa... depois deixá-los esperar e ver quanto tempo duram até desistir... alguns até passam dos dez minutos. 

Se alguém tem uma boa resposta para dar aos operadores de telemarketing que se lembre coloque aí nos comentários.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Objectivos de 2014, Poker e não só...



Então o que vou tentar realizar em 2014 ?

Antes demais um dos factores que tem influenciado os meus resultados negativos e/ou estagnados desde o verão no poker tem sido a própria Partypoker que este ano que passou decidiu modificar o software e o sistema de rakeback.
O novo software cheio de bugs e muito pouco "player friendly" afastou muitos jogadores bem como as alterações sucessivas ao sistema de bónus sem aviso ou a preocupação pela realidade do jogo.
O rake é um factor diferenciador no poker e se não o conseguirmos bater então estamos a perder. Na Partypoker o rake que os jogadores pagam é algo alto comparado com o resto da industria mas era compensado em parte por uma afluência de jogadores mais fracos e promoções mensais que retornavam parte desse valor. Ora isso foi mudando ao longo do ano e tanto os jogadores bons como os maus têm fugido da Partypoker aos poucos, resultando numa perda volumosa de jogadores, menos jogos e menos dinheiro apostado.
Devido em parte à perda de jogadores não tenho conseguido ROI suficiente para bater o rake nos ultimos meses, pelo que vou ter de mudar... para a PokerStars!
Apesar de ser o principal fornecedor de poker e de longe a maior insignia neste sector ainda não tenho uma conta lá. Principalmente porque não achei grande piada andar a saltitar de site em site se não sabia sequer se estava a jogar bem ou não.
Mas está a tornar-se impossivel de jogar na Partypoker, até pode ser que eles mudem para melhor no futuro mas já não vale a pena esperar por promessas ocas quando o desinteresse em ouvir os jogadores e a lentidão em resolver problemas é constante...

1- Portanto para 2014 vou mudar para a PokerStars a grande maioria do meu volume de jogo, apenas em Janeiro ainda devo jogar na Partypoker e talvez aqui ou ali durante o ano se eles melhorarem muita coisa.



Vou jogar Sit-n-Go's e Torneios, mas vou jogar muito mais torneios do que joguei até agora, ainda não sei que percentagem de jogo vou colocar em Sit's e em torneios e isso vai depender da minha adaptação aos formatos da PokerStars bem como aos resultados obtidos.


2- Conseguir um coach que me ajude a melhorar o meu jogo, planificar melhor as minhas sessões, lidar com o tilt é outro objectivo para 2014. Penso que tenho alguns conceitos que não domino muito bem e tenho de trabalhar neles com aulas dadas por alguém que me faça atingir o próximo patamar.




3- Atinguir 10k USD de lucro em 2014. É um valor que acho ser possível mas também é um valor desafiante em termos psicológicos, são 5 dígitos e é aquele valor que não consegui no ano passado por pouco...





No entanto se o atingir antes do fim do ano não irei tentar fazer crescer os ganhos comprometendo esse valor, ou seja se realizar 10k em ganhos em 2014, por exemplo até Julho, devo definir um novo objectivo secundário em que não perca o dinheiro que já ganhei até esse momento. Ainda não sei bem como, mas logo vejo se e quando chegar lá!



Fora do poker em 2014 tenho outros objetivos, mas não os vou enumerar aqui, alguns por serem muito pessoais outros por ainda estar a pensar neles...
Mas pode ser que vá deixando umas publicações sobre esse assuntos quando estiverem à vista!




Na verdade acho que 2014 será melhor do que 2013 e 2012 de várias formas na minha vida. Mas acho que será um ano "Corrida de Obstáculos". Para todos os caminhos que olhe vejo bastantes obstáculos como os das provas de atletismo mas por outro lado o caminho é plano e não tortuoso só tenho de encontrar a velocidade certa por os olhos na meta e saltar!


Obrigado por lerem!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Poker em 2013


Poker em 2013



A minha ultima publicação foi sobre o Magic e mais especificamente o Magic Card Market, mas agora vou falar do meu outro hobby o Poker!

Em 2009 criei uma conta na Partypoker e claro que perdi pequenas quantias porque não sabia o que estava a fazer nem entendia muito da teoria do poker.
Ver poker na televisão não é boa influência para quem começa...

Com ajuda de alguma literatura e inspirado pelo exemplo do André Coimbra ( podem ver o blog dele aqui) em finais de 2011 comecei a levar o jogo mais a sério. Como resultado no final de 2012 já entendia o básico e já era um pequeno ganhador.

Em 2013 quis levar o poker ainda mais a sério e aumentei a quantidade e qualidade do meu jogo. O meu plano no inicio do ano passado era conseguir atingir o nível Palladium na Partypoker.

Para o conseguir ia jogar Sit-n-Go's e alguns torneios, acumular pontos e ganhar os bonus que me garantiam pelo menos 5.000$ caso tudo corresse minimamente bem.

Tive muitos altos e baixos (aliás como é normal) durante o ano. Quando estava a pouco mais do meio do ano já atingia só em lucros diretos, sem contar com rakeback, mais do que o meu objectivo esperado. Em 15 de Julho tinha 5.802,98$ de lucro, com um investimento inicial de cerca de 1.000$. Somando esse lucro ao rakeback o total já era de 8.663,11$.

Com estes resultados e da forma rápida que apareceram, ainda pensei ser possível atingir os 10.000$ no final do ano, mas infelizmente não o consegui.
Quando olho para trás acho que ainda tenho muito para estudar e aprender pois fui encontrando mais e mais erros no meu jogo. Erros esses que acabaram por comer uma boa parte dos meus ganhos.

Com vários downswings e muitos altos e baixos sem que recuperasse nada desde o verão eis que entre 14 e 17 de Dezembro levo com mais um downswing de -960$ e concluo que não valia a pena arriscar o que já tinha ganho por mais algum pequeno lucro até ao final do ano. Nem joguei assim tão mal para esta ultima quebra me ter acontecido e talvez perder cerca de 200$ nesse período fosse aceitável...





No final como podem ver no gráfico decidi trocar o lucro do rakeback por uma percentagem menor e fechar o ano.

Resultados:

Lucro final = 6.143,99$

No final, fiz mais do que me propus.
Aprendi muito e cheguei à conclusão que ... tenho ainda muito mais para aprender.


Para o blog nos próximos posts devo colocar os meus objetivos para 2014 e começar a mudar o aspecto visual do mesmo colocando umas imagens personalizadas...

Boa sorte a todos para 2014 e obrigado por lerem!